a

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

AMBULÂNCIAS NOVAS EM NOVA IGUAÇU

A Prefeitura de Nova Iguaçu  recebeu três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) doadas pelo Ministério de Saúde  (MS), através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência. As viaturas correspondem ao cumprimento da portaria 1864 do MS, que determina a renovação da frota do programa a cada três anos.
Segundo o secretário municipal de
Os veículos foram doados pelo governo federal. Foto:Léo Fernandes
Os veículos foram doados pelo governo federal.                                   Foto:Léo Fernandes
 Saúde, Josemar Freire dos Santos, a doação do governo federal é muito importante.  “As novas ambulâncias devem garantir mais qualidade no atendimento de urgência, dando um suporte mais rápido aos pacientes graves”, disse.
Para o coordenador médico do SAMU no município, Taurion Ortiz, o trabalho do serviço de emergência com as novas ambulâncias ficará mais ágil. “Os veículos estão sendo emplacados. Com essas viaturas o SAMU passa a funcionar com sete ambulâncias no município e a capacidade de atendimento pode aumentar em até 40%”, disse. O atendimento do SAMU é regulado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – Cisbaf.
A renovação da frota do SAMU é de responsabilidade do governo federal. Às prefeituras cabe a responsabilidade pela manutenção. Por serem veículos de uso diferenciado, as ambulâncias sofrem um maior desgaste natural, tendo uma vida útil de, em média, três anos. Outras três ambulâncias estão sendo reformadas pela Secretaria Municipal e até o fim do ano, a frota deve ser ampliada para 10 veículos.
Funcionamento
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado depois de chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário