Prefeito recebe propostas ambientais de alunos do município
Observados pelo prefeito, os estudantes fazem a leitura do texto
Alunos da rede municipal de ensino que participaram do I Fórum Municipal de Juventude e Meio Ambiente, realizado no último sábado, entregaram ao prefeito José Camilo Zito (PSDB), nesta quinta-feira, 28 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), uma carta com as propostas para melhorar a vida na escola e nos bairros, abordando também o meio ambiente. Entre elas, a de reforma de escolas, reforço para algumas matérias, construção de creches e outras como a criação de parques ambientais e coleta seletiva de lixo na cidade.
Acompanhados das professoras, os estudantes Lucas Brito, da Escola Municipal Hilda do Carmo Siqueira; Nicole Almeida Pires, da escola José Medeiros Cabral; e Paula Souza da Silva, da Escola Minas Gerais, leram simultaneamente o texto com os itens que compunham a carta-proposta. O documento foi elaborado a partir de consulta aos alunos das 172 unidades da rede municipal de ensino, que culminou nas reivindicações.
Professoras e alunos posam com a equipe de Roseli Duarte
A iniciativa teve como tema “Juventude por um mundo sustentável” e foi promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAA) com o objetivo de construção de um futuro melhor e mais sustentável para todos. Orgulhosas, as professoras Fafid Farid Oaquim, Renata Pereira Virgílio, e Mônica Apolônio Cardoso não pouparam elogios aos alunos e posaram para fotos com o prefeito.
Para a secretária de Educação, professora Roseli Duarte, a iniciativa dos estudantes revelou que são alunos aplicados e que merecem ter suas propostas avaliadas. “Precisamos trabalhar para formar cada vez mais alunos como Lucas, Paula e Nicole, que possuem uma visão que os faz lutar para melhorar o mundo para as gerações futuras”, destacou Roseli.
Depois de ouvir os alunos, o prefeito disse que a iniciativa cria uma nova mentalidade na cidade, que impõe uma consciência ambiental e de preocupação com as gerações vindouras. Zito sugeriu uma discussão com os jovens do município para que façam sugestões e apontem o que pode estar errado em cada setor da Prefeitura. “Vamos construir juntos uma cidade e um país para as futuras gerações”, disse o prefeito.
A cerimônia contou com a presença do viceprefeito Jorge Amorelli, das subsecretárias, professoras e agentes pedagógicos ambientais da ONG Care-Brasil, que desenvolve um trabalho em favor da sustentabilidade nas escolas.
Texto: Nelson Soares
Fotos: George Fant
Fotos: George Fant
Nenhum comentário:
Postar um comentário