Nova Iguaçu cria comissão para analisar números do IBGE
A Prefeitura de Nova Iguaçu criou uma comissão para averiguar a queda no número de habitantes na cidade. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta hoje com cerca de 700 mil moradores. O dado entra em contradição com o último recenseamento realizado em 2000, que apontava que Nova Iguaçu possuía pouco mais de 800 mil pessoas. A comissão, criada pela prefeita Sheila Gama, tem dez dias para analisar os números do IBGE. “Precisamos estar atentos aos números revelados pelo Instituto, uma vez que a diminuição da população poderia causar prejuízos relevantes aos interesses financeiros do município”.
A redução, de acordo com o Instituto, atingiu também as cidades de São João de Meriti e Duque de Caxias. Em relação ao primeiro, atendendo à solicitação do executivo, o IBGE decidiu estender por trinta dias o recenseamento, já que os boletins acusaram mais de trinta mil domicílios fechados.
Umas das preocupações da prefeita Sheila Gama refere-se a possibilidade de perda de receitas para o município. Diversos repasses do governo federal estão diretamente vinculados ao número de habitantes e a falta de atuação por parte do executivo poderia causar enormes prejuízos aos serviços prestados à população. “Nosso intuito é resguardar os interesses de Nova Iguaçu . Nesse sentido, a comissão vai elaborar um relatório que nos permita questionar em alto nível o IBGE”, disse a prefeita.
De acordo com o decreto, a comissão, composta de cinco servidores de diversas Secretarias, analisará os números apontados pelo recenseamento recém concluído e apresentará relatório fundamentado ao secretário Municipal de Governo. A publicação autoriza a comissão a requerer informações e inclusive, levanta a possibilidade ,de recorrer junto ao IBGE, buscando valer os direitos do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário