a

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nova Iguaçu faz Ampliação em seis Escolas

A Prefeitura de Nova Iguaçu está realizando obras de ampliação em seis escolas e finalizando o trabalho em outras três unidades escolares da rede. O objetivo é que todas fiquem prontas até o dia 14 de fevereiro, quando inicia o novo ano letivo. É o caso das Escolas Municipais Governador Leonel de Moura Brizola (Austin) e Maria Eliondas dos Santos (Cobrex).
Fachada do Prédio Leonel Brizola.
Fachada do Prédio Leonel Brizola.
Segundo a secretária de Educação, Dilcéia Quintela, o objetivo das ampliações é oferecer um ensino de qualidade, com educação integral, alimentação balanceada e formação e capacitação para os professores.
Na região de Austin, cinco escolas estão sendo ampliadas para garantir o acesso à educação ao maior número de crianças. As obras já começaram em duas das unidades escolares e estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI).
Na Escola Souza e Melo (Cacuia) estão sendo construídas quatro salas, além das seis que já existiam. A direção da escola espera receber em média mais 160 alunos, que vão se somar aos 600 alunos do 1º e 2º segmentos. “Estamos felizes em poder oferecer mais vagas para a comunidade”, afirmou a diretora adjunta, Lucia Pereira Buy.
A Escola Municipal Altair Pimenta de Morais, por exemplo, terá sete novas salas. Já as escolas José Brigagão, José de Anchieta e José Luis da Silva estarão recebendo de três a cinco novas dependências. Também em Austin, a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, inaugura o prédio anexo na próxima segunda-feira. São um total de 21 salas com capacidade para atender 36 turmas.
A unidade escolar é dotada de biblioteca, salas de recursos, de informática, auditório, cozinha, banheiros e vestiários, quadra poliesportiva, almoxarifado e outras dependências. A nova escola do bairro Cobrex, cujo nome foi escolhido pela comunidade, entra em funcionamento no dia 14 de fevereiro. Ela vai atender cerca de 200 crianças da educação infantil ao 3º ano.
Já a Escola Municipal Pêra Flor (km 32), quatro das 11 salas estão sendo reformadas. Após o termino das obras a unidade espera receber cerca de 1200 alunos. Ela vai contar com laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, sala de recursos, parquinho e quadra poliesportiva. De acordo com o diretor Alan Lelis, seis salas do novo prédio já estão prontas. “A comunidade anseia pela conclusão da obra para que as crianças tenham mais conforto”, explicou Alan.
Também estão sendo finalizadas as obras das Escolas Municipais Ana Maria Ramalho (Miguel Couto) e França Carvalho (Prata).
Quanto a formação de professores, a Secretaria Municipal de Educação está apostando que o ano de 2011 será um dos mais positivos do ponto de vista pedagógico e estrutural. Começou com a formação de mais de 4.500 professores, entrega de duas novas escolas e recuperação e ampliação de outras nove unidades escolares. E não fica só nisso. Já foram licitadas as compras de uniformes escolares para os estudantes e de mobiliário para as escolas, como carteiras e armários. Os freezeres, fogões industriais de quatro e seis bocas e utensílios de cozinha já estão sendo entregues.
A medida garantirá que as merendeiras tenham mais condições de preparar a alimentação das crianças, que hoje tem um cardápio alimentar com frutas, legumes, carnes vermelhas, frango, leite iogurtes, queijo e hortaliças. A mudança começou no ano passado quando passou de 32 para 64 itens, o que fez aumentar o número de crianças que passaram a fazer as refeições na escola.
Outra medida importante foi a convocação de mais de 800 professores de primeiro e segundo segmentos, que vão da educação infantil ao 9º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário