a

terça-feira, 29 de maio de 2012

Querem liberar geral consumo e plantio de drogas



Reprodução da capa do Globo
Reprodução da capa do Globo


Com todo o respeito aos eminentes juristas que integram a comissão de notáveis que estuda as mudanças no Código Penal, mas é um tremendo equívoco essa proposta, que obviamente quando chegar à Câmara dos Deputados e ao Senado será alterada.

Uma coisa é o usuário de drogas não ser tratado como um criminoso. Isso eu concordo e fui mais longe, sendo o primeiro governador do Brasil a construir clínicas populares gratuitas para o tratamento de dependentes do álcool e das drogas, que infelizmente não funcionam mais porque Cabral as abandonou. Foi uma atitude perversa com as famílias humildes e de classe média baixa que não têm dinheiro para pagar um tratamento.

Agora liberar o plantio de maconha e o consumo de drogas (não apenas da maconha) é inaceitável, e uma ameaça à sociedade. Pela proposta da comissão, o consumo só será considerado crime se acontecer "em lugar público frequentado por crianças e adolescentes". Isso quer dizer que se você estiver numa casa noturna, onde menores não podem entrar, e se houver um espaço aberto para fumantes, as pessoas serão obrigadas a conviver com gente fumando maconha e até crack, ou então nas mesas, os usuários poderão consumir cocaína abertamente. Já pensaram nisso?

Até na Holanda, o país mais liberal do mundo em relação às drogas, as autoridades estão revendo a liberação e colocando restrições ao consumo. Esse assunto precisa ser discutido sim, mas com bom senso e sem exageros. Não tenho dúvidas de que a proposta dessa forma não passará nunca no Congresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário